Sobre
148
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-148,bridge-core-1.0.4,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-18.0.9,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive

Sobre

DANIEL NODARI

O começo de tudo

Olá, eu sou Daniel Nodari guitarrista, violonista, sitarista, compositor e produtor, nasci e resido em Porto Alegre/RS. Graduado em Licenciatura em Música pelo IPA, em História (FAPA) e pós-graduado (Especialização) em História do Brasil (FAPA).

Sou músico profissional desde 1998 e desde então me dedico a aulas de música, produção de livros didáticos para guitarra e violão e performances musicais.

Estudei Teoria e Percepção Musical e Violão Erudito no Instituto de Belas Artes/UFRGS. Em 1994 tive minhas primeiras lições de guitarra rock com guitarrista Eduardo Martinez. Em 1997, tive aulas com o guitarrista Ciro Moreau, aulas sobre harmonia e improvisação. Em 2014, tive aulas com o guitarrista Julio “Chumbinho” Herrlein, focado em guitarra jazz, chord melody, harmonia, improvisação e linguagem jazz. Sigo me atualizando e me dedicando cada vez mais, ao estudo de jazz fusion, harmonia, escalas, improvisação e fraseados.

Além da guitarra e violão, também estudei Sitar e música Hindustani (Música Clássica Indiana), tendo aulas de Sitar com Ganapati Das (Totti Lima), de Música Clássica Indiana (workshops) com Pandit Mukesh Desai (Índia) sobre ragas e canto clássico indiano. Além das vivências musicais com Júlio Falavigna (Gopala) de tablas (tambores indiano), canto indiano e cursos de Naad Yoga (o Yoga do Som).

Além disso, participei de workshops com Phil de Greg (pianista de jazz, produtor e educação musical – EUA), Dave Weckl (baterista – EUA) e também dos guitarristas Paul Gilbert (EUA), Gustavo Assis-Brasil (palhetada híbrida), Eduardo Ardanuy, Mello Jr. e Nelson Faria.

Expoentes da música que agregaram muito conhecimento técnico e prático à minha carreira.

Ao longo destas décadas de vivências musicais, transitei por diversos estilos, desde o Heavy Metal, Progressive Rock até o Jazz, e tenho grande admiração por todos esses estilos.
Em 2008, juntamente com a banda de jazz “Trio de Janeiro” fui indicado ao Prêmio Açorianos de Música de Porto Alegre, concorrendo na categoria Blues/Jazz. Trio de Janeiro foi indicado em três categorias: álbum (Scenario Urbano), instrumentista (Jorge Souza) e compositor (Daniel Nodari).

Em 2010 gravei o meu primeiro disco solo de guitarra, trabalho intitulado de Funky That !!!. É um disco de rock e jazz fusion instrumental, com influências de ritmos latinos, brasileiros e world music. O disco tem a participação de Fernando Petry (baixo elétrico e fretless), Aldo Ibaños (baixo elétrico), Jorge Souza (sax alto), André Binsfeld (percussões), Ciro Moreau (guitarra) e a participação de Friedemann Graef (Alemanha) no sax soprano.

No mesmo ano a música “Ethno Station” deste álbum foi classificada para o concurso Brasil Loop Contest, promovido pela Roland/Brasil. O concurso teve como objetivo demonstrar o pedal de efeito Loop Station da marca Boss, onde se cria loops ao vivo e se toca sobre os loops criados, tudo em tempo real. A final ocorreu em São Paulo (21/10/10) no Tom Jazz.

A final consistia permitia apenas a apresentação de músicas autorais, portanto além da música “Ethno Station”, de minha autoria, apresentei também outra composição inédita.

História recente e minhas publicações

Entre 2012/13 integrei a orquestra de música popular do IPA regida pelo maestro e arranjador Paulo Dorfman.

Em 2013, integrei como Sitarista o DVD “Súbita Conexão” do Maestro Marcelo Nadruz. Súbita Conexão é uma obra de quatro movimentos de Música Erudita Contemporânea. Foi a primeira obra de Música Erudita Contemporânea gravada em DVD no RS e com certeza foi a primeira obra na qual uniu instrumentos como Sitar Indiano e Órgão de Tubos.

Já em 2014/15 trabalhei na gravação do meu segundo disco solo (Two amazing moments in Pure Land). Em 2016 gravei meu terceiro disco solo (Antimatéria) com foco musical diferenciado, às quais chamo de “composições espontâneas”. Para este algum, fui selecionando alguns timbres e efeitos, improvisando e gravando as improvisações, em alguns casos gravando uma nova camada de
improvisação sobre o que já foi gravado. São temas atmosféricos, onde o desafio foi a criação de “estéticas sonoras” improvisadas. E neste mesmo ano de 2016 iniciei a produção de quarto disco de Smooth Jazz intitulado “Smooth White”.

Ao final de 2016 lancei o meu primeiro livro “Fundamentos práticos e teóricos para guitarra e violão”, prefaciado pelo guitarrista e produtor musical Renato Osório.

Em 2018 reingresso na Rede Medodista do Sul/IPA no GEEM – Grupo de Estudos em Educação Musical, pesquisando paralelos entre o método Indiano Konnakol e o uso de sílabas e palavras mnemônicas no ensino do ritmo.

Em dezembro de 2019 lancei meu segundo livro: “Teoria dos acordes & Harmonia Funcional”. Prefaciado por Abel Camargo (guitarrista e cofundador do Hibria).

Em 2020, o meu primeiro livro “Fundamentos práticos e teóricos para guitarra e violão” recebeu a segunda edição revisada e ampliada, agregando 100 novas páginas de conteúdos e exercícios.

Paralelamente a estes trabalhos, sigo lecionando guitarra, violão e sitar indiano para alunos particulares, ministrando workshops sobre os livros, guitarra e música; aulas em escolas privadas (desde musicalização infantil até o ensino fundamental) compondo e trabalhando com produção áudio-visual nos meus  canais do Youtube: Daniel Nodari Guitar (destinado ao material de guitarra em geral), Daniel Nodari Official Music (focado para músicas relaxantes) e Meditação Guiada Daniel Nodari (canal com meditações guiadas).

produções

Experiências que compõe a minha história na música

DISCOGRAFIA COMO ARTISTA SOLO:
• 2016 – Daniel Nodari: Smooth White
• 2016 – Daniel Nodari: Antimatéria
• 2015 – Daniel Nodari: Two amazing moments in Pure Land
• 2011 – Daniel Nodari: Funky That !!!

DISCOGRAFIA COM BANDA, PARTICIPAÇÕES EM OUTROS TRABALHOS E PRODUÇÃO:
• 2018 – Fernando Petry: Before the night is over. Tocou guitarra em algumas faixas.
• 2015 – Cezar Ferreira: Quero Dançar. Produtor musical (gravação, mixagem, masterização), produção da arte gráfica (capas e arte do CD) e tocou guitarra jazz e baixo na faixa “Itapuã”.
• 2014 – Fernando Petry: Some Favs Were Left Out. tocou guitarras nas faixas Jellyfish groove, Thelonious, Breaking the rules, Epic scape, DJ’s are not musicians e Inner City.
• 2011 – Fernando Petry: Feeding the Stone. tocou guitarra em algumas faixas.
• 2011 – Trio de Janeiro: Papagaio Embriagado. Produtor musical (gravação, mixagem, masterização), produção da arte gráfica (capas e arte do CD), tocou violão nylon. Disco de releituras de sambas e choros.
• 2009 -Trio de Janeiro with Friedemann Graef. Produtor musical (gravação, mixagem, masterização), produção da arte gráfica (capas e arte do CD) e tocou guitarra em todas as faixas.
• 2009 – Trio de Janeiro: Live. Produtor musical (gravação, mixagem, masterização), produção da arte gráfica (capas e arte do CD) e tocou guitarra em todas as faixas.
• 2008 – Trio de Janeiro: Scenario Urbano. Produtor musical (gravação, mixagem, masterização), produção da arte gráfica (capas e arte do CD) e tocou guitarra, violão nylon, sitar, didgeridoo e percussões. Com este disco recebeu indicação ao Prêmio Açorianos de melhor disco e melhor composição (Daniel Nodari – música A baia do baião).
• 2007 – Deco Prado: Folhas ao Chão. Produtor musical (gravação, mixagem, masterização), arranjador, produção da arte gráfica e tocou guitarra, baixo, teclado, violões e programação de bateria eletrônica).
• 2006 – Fernando Petry: Sons do Confinamento. Tocou sitar em 1 faixa.
• 2006 – Manoel Tchembo: Em tempo, Sem tempo. participação especial tocando Sitar.
• 2005 – Indriya: We of the Abyss (EP). Fundador da banda de Heavy Metal, produtor musical (gravação, mixagem, masterização), arranjador, produção da arte gráfica (capa e arte do CD) e tocou guitarra.
• 2005 – Trio de Janeiro: Afro Jazz Live. Mixagem e masterização do disco e gravou sitar indiano.
• 2002 – Jorge Souza: After a lot of work it’s worthy trying. tocou guitarra jazz.
• 2001 – Fractal Illusions: Adversary Within (EP) (fundador da banda de heavy metal progressivo).
• 1998 – Disco Jam: Disco Jam (pop rock).

LIVRO
• 2016 – Fundamentos práticos e teóricos para guitarra e violão
• 2019 – Teoria dos acordes & harmonia funcional
• 2020 – Fundamentos práticos e teóricos para guitarra e violão – 2a edição revisada e ampliada

DVD
• 2013 – Súbita Conexão do Maestro Marcelo Nadruz (Obra de quatro movimentos de Música Erudita contemporânea, tocando Sitar)
• 2008 – Trio de Janeiro: ao vivo na Casa de Cultura Mario Quintana (em Porto Alegre/RS)

DOCUMENTÁRIO
• 2012 – Documentira: Maria Bethânia 30 anos